top of page

Como sei que encontrei a psicóloga certa?

  • Foto do escritor: Williane Monte
    Williane Monte
  • 10 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de out. de 2023

Chegou o momento em que você decidiu fazer a terapia, mas a dúvida de quem escolher para ser a sua psicóloga também chegou junto? Pois bem, vamos observar pontos importantes que você pode considerar.


Uma mão branca aberta, com a palma virada para cima.

1. Registro Profissional

Todas as psicólogas autorizadas a realizar atendimento estão registradas no Conselho Regional de Psicologia, o cliente pode pesquisar no site com o nome da psicóloga. Se o seu atendimento for online, além do registro no Conselho Regional de Psicologia, a profissional também deverá estar inscrita no E-Psi, que é uma outra forma utilizada pelo Conselho de fiscalizar as profissionais que podem realizar atendimentos online.


2. Disponibilidade

Observe se os horários que você tem disponíveis para fazer as suas sessões, batem com os horários disponibilizados pela psicóloga. Isso é importante porque será um horário que precisa estar reservado para a sua terapia, então não pode atrapalhar outras atividades que você tenha e faz-se necessário que você consiga se preparar para a sessão naquele horário.


3. Empatia

Para construir um bom vínculo, a psicóloga precisa oferecer empatia, pois o cliente chega angustiado, se sentindo vulnerável e com esperanças de obter ajuda. Sem empatia o vínculo não acontece e dificilmente o cliente se sentirá confortável nesse lugar.

4. Confiança

A terapia é um espaço, no qual o cliente fala de sua história, de seus pensamentos, de seus sentimentos, portanto observar se a psicóloga lhe transmite confiança é um ponto fundamental. Isso pode ser percebido também pela forma como a psicóloga conduz desde o primeiro contato, até o atendimento. Observe como as informações são passadas e como você se sente ao falar de si para ela.


5. Sem julgamento

O espaço terapêutico não é lugar de julgamento. A psicóloga adequada para você sabe disso. Se você se sentir julgado em algum momento, o ideal é que você troque de profissional.

Por fim, ao escolher uma psicóloga considere a abordagem de trabalho dela (Gestalt-terapia, psicanálise, TCC, fenomenologia etc.), pois você pode ter mais identificação com uma dessas formas de trabalho, considere também o valor, veja se o valor que ela cobra e as formas de pagamento estão dentro de suas possibilidades financeiras e se você se sentir mais seguro(a), peça indicações de pessoas conhecidas que já foram a uma psicóloga.

Comentários


Williane Monte CRP 06/134759

bottom of page