top of page

A ansiedade no corpo

  • Foto do escritor: Williane Monte
    Williane Monte
  • 4 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Dentro da terapia buscamos entender como a ansiedade se manifesta no corpo, quais as mensagens que ela carrega e como podemos trabalhar com essas sensações de forma a promover o bem-estar. Alguns sintomas de ansiedade são percebidos no corpo, antes de se dar conta de sintomas mentais e/ou emocionais.


  • A tensão muscular é um sintoma bastante comum, que pode se apresentar na forma de ombros tensos, dores de cabeça, bruxismo. Esses são sinais de que o corpo está em estado de alerta constante.

  • Outro sintoma está relacionado à problemas gastrointestinais. Pode se manifestar como náuseas, diarreia, constipação e indigestão.

  • Sintomas como palpitações e taquicardia também são frequentes, pois a ansiedade pode acelerar os batimentos cardíacos e causar uma sensação de aperto no peito.

  • Algo comum é a dificuldade para dormir, a mente ansiosa dificulta o relaxamento e o sono profundo.

  • Também pode surgir uma fadiga crônica. Observe se há uma sensação de cansaço constante, lembre-se de verificar se há outra causa como falta de vitaminas.


    ree


Durante o processo terapêutico é possível trabalhar a ansiedade por meio de técnicas que podem ajudar a conectar-se com seu corpo e a entender como a ansiedade se manifesta fisicamente. Algumas dessas técnicas incluem:


Experimentação: A prática de prestar atenção às sensações corporais durante a terapia permite a identificação das áreas de tensão e as emoções associadas a elas.

Respiração consciente: A respiração profunda e consciente é uma ferramenta poderosa para acalmar o sistema nervoso e reduzir a ansiedade.

Movimentos corporais: Exercícios de expressão corporal e relaxamento muscular que podem ajudar a liberar a tensão e a promover o bem-estar.

Contato: A prática de contato seguro e consciente pode ajudar a fortalecer o vínculo consigo mesma e com os outros.


O trabalho em Gestalt-terapia envolve a integração do sentir-pensar-agir de forma a buscar a autorregulação, assim na interação com o meio é possível manter a saúde. Se estiver com sintomas de ansiedade que impedem o andamento saudável de sua vida, entre agora mesmo em contato, você precisa de acompanhamento profissional!


Comentários


Williane Monte CRP 06/134759

bottom of page