Aumento de 25% nos casos de ansiedade, diz OMS
- Williane Monte
- 29 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de out. de 2023
Um relatório feito pela Organização Mundial da Saúde em 2022 mostrou um aumento de 25% nos casos de ansiedade em todo o mundo.
Este relatório ainda apresenta que a incidência maior está em mulheres e jovens.
Fatores como solidão, sofrimento e morte de entes queridos, luto e preocupações financeiras decorrentes da pandemia de COVID-19 foram importantes desencadeadores de ansiedade.

Para além da pandemia, podemos compreender que muitas outras questões ambientais, como cultura, educação, economia, estrutura familiar, podem estar envolvidas no desencadeamento de casos patológicos de ansiedade.
O momento é de cuidado
Nos atendimentos surgem clientes com dificuldades na vida diária, carregando imediatismo, solidão, falta de empatia, certezas inquestionáveis, medo de errar, dentre outros. Demandas das quais estão envoltas de expectativas e fantasias que só um aprofundamento cuidadoso pode iluminar.
E já que o tema é bem importante e atual, a seguir você vai encontrar sintomas físicos e psicológicos, quando procurar ajuda e sugestões para cuidar da sua ansiedade.
Alguns sintomas físicos e psicológicos da ansiedade:
Estes sintomas a seguir são comuns, no entanto, eles variam de intensidade de pessoa para pessoa, assim como nem todos são necessariamente percebidos.
Tremor
Coração acelerado
Suor frio
Tensão muscular
Vertigem
Falta de ar
Enjoo
Agitação de braços ou pernas
Rosto avermelhado
Sensação de desmaio
Medo irracional
Pensamentos intrusivos
Constrangimento
Insônia
Irritação
Medo de morrer
Quando procurar ajuda?
Quando a sua ansiedade não for um alerta, mas sim um paralisador.
A ansiedade é saudável quando ela aparece para trazer cuidado, de forma que com ela é possível se preparar para situações, pois ela exige ação. Do contrário, quando ela deixa de ser saudável, não há movimento, há evitação, a ação para resolução de problemas não acontece, o que acaba interferindo e, muitas vezes, prejudicando consideravelmente o andamento da vida diária.
Se você tem dificuldades na vida diária, seja para ir ao trabalho, para se relacionar com pessoas, para apresentar trabalhos na faculdade, para estar em lugares cheios ou outra atividade, pode ser que uma ajuda profissional seja a melhor alternativa, assim será possível identificar situações causadoras e que sustentam a ansiedade.
Sugestões para cuidar da ansiedade:
Exercícios de respiração - Ajudam a acalmar, já que nossa respiração fica alterada em crises de ansiedade.
Meditação - É uma ótima maneira de trazer a atenção para o momento presente, visto que a ansiedade, além de acalmar a mente.
Pratique um exercício físico - Liberar endorfina melhora o humor. Uma caminhada já faz diferença.
Durma bem - Busque ter uma rotina de sono, noites mal dormidas podem desencadear ansiedade.
Tenha tempo para fazer o que gosta - Leia um livro, ouça música, pinte, escreva, toque, faça coisas que te fazem bem. Atividades de respiro são essenciais para a saúde existencial.
Converse com alguém de confiança - Ter com quem falar sobre seus sentimentos, pensamentos e sensações é importante, as relações de confiança são uma forma de encontrar conforto e diminuir ansiedade.
Esse conteúdo não é um manual, busque aquilo que faz sentido para você e para sua rotina. Se perceber uma dificuldade ou piora na sua relação com a ansiedade, não hesite em buscar ajuda profissional. Você pode se cuidar e encontrar uma melhor qualidade de vida!



Comentários