Como ajudar um parceiro com ansiedade?
- Williane Monte
- 28 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Os relacionamentos podem ser afetados quando a ansiedade permeia a relação. Algumas dificuldades a serem observadas são: Dificuldades na comunicação, Evitação se situações desafiadoras, projeções, controle, cobranças e impacto na intimidade, você pode ler mais sobre eles clicando AQUI.
Por que ajudar o parceiro com ansiedade é importante?
Pessoas ansiosas podem se sentir sozinhas, ao oferecer escuta e apoio você contribui para que ele se sinta mais conectado com você. Essa é uma maneira de fortalecer o vínculo! Com o seu apoio, também é possível promover:
- Encorajamento para buscar ajuda e enfrentar desafios
- Segurança para experimentar confiar mais em si e nos outros
- Acolhimento para tomar decisões com diálogos que podem proporcionar novas ideias e informações
A pessoa ansiosa se beneficiará, primeiramente, ao buscar ajuda profissional para o cuidado da ansiedade. No entanto, a ajuda do parceiro também é fundamental. Por isso listarei algumas possibilidades de ajuda:
Ouça com carinho: Quando seu parceiro desejar compartilhar seus pensamentos, preocupações e sentimentos evite interromper ou julgar, e permita que ele se expresse livremente.
Apenas esteja lá com ele: Ajude-o a se concentrar no momento presente. Você pode sugerir que juntos respirem profundamente, ou que direcione sua atenção para algo concreto e presente, como a textura de um objeto ou a sensação de toque.
Encoraje a responsabilidade: Converse sobre a importância de viver sua própria jornada de autodescoberta e crescimento. Uma sugestão é procurar terapia individual.
Incentive o ato de se cuidar: Fale sobre como algumas coisas te fazem bem e ajude seu parceiro a identificar e praticar estratégias de autocuidado que funcionem para ele, como meditação, exercícios, hobbies ou técnicas de relaxamento.
Ajude a identificar: Explore e identifique sentimentos e pensamentos associados à ansiedade. Faça perguntas como: “O que está sentindo agora?” ou “Tem algo passando pela sua cabeça?”
Ofereça apoio: Se houver situações pontuais que se tornam mais ansiosas, ofereça apoio para tornar aquele momento menos desconfortável.
Comemore conquistas: A pessoa ansiosa precisa de confiança, por isso celebre os progressos que houver, por menores que pareçam ser.
Cuide de você: Embora seja importante oferecer apoio, também é vital estabelecer limites saudáveis para proteger seu próprio bem-estar emocional. Garanta que você tenha tempo e espaço para cuidar de si mesmo.
Com essas possibilidades é possível verificar se algumas delas podem ser incluídas na relação.

É muito importante lembrar que embora você possa ser um apoio valioso, não é responsável por cuidar da ansiedade do seu parceiro.
A ansiedade é uma condição complexa e, muitas vezes, requer tratamento profissional.
Manter um diálogo aberto e comunicativo com seu parceiro é fundamental para entender como você pode apoiar da melhor maneira.


Comentários